quarta-feira, 5 de maio de 2010

Ministros entendem que produção de babaçu é essencial para o País

Os ministros Izabella Teixeira, do Meio Ambiente, e Wagner Rossi, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, foram entrevistados por um 'pool' de jornalistas no programa Bom Dia Ministro.

Questionados pelo jornalista Roberto Fernandes, da rádio Mirante AM, sobre as conquistas e os avanços das comunidades maranhenses, que trabalham com a Economia Solidária, na exploração do babaçu, da falta de recursos e da possibilidade da participação dessas comunidades em programas do Governo Federal, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, defendeu a participação do Maranhão no programa Fundo da Amazônia, pois o babaçu está no conjunto de atividades da região devido estar integrado as cadeias da biodiversidade. Segundo ela, o Fundo da Amazônia dispõe de recursos na ordem de U$ 1 bilhão, administrados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social BNDES. A ministra definiu o programa como uma carteira de projetos e diretrizes em que o Maranhão deve se candidatar.

Ela colocou o Ministério do Ambiente à disposição cooperando com as instituições que lidam com a questão do babaçu de tal maneira que possamos, em parceria, estruturar um programa buscando financiamentos junto ao Fundo da Amazônia.

- Além das instituições consolidadas como prática ao combate no tratamento e materiais de ativos ambientais, nós temos alternativas para lidar com a produção do babaçu e entendemos que é ativamente essencial a estratégia de proteger e dar novas bases de sustentação ao babaçu em nosso país - argumentou.

Segundo Izabella, além de programas específicos, os planos de emergência ambiental são requisitos para a concessão de licenças para os empreendimentos. “Isso é previsto no licenciamento, monitorado e testado pelo Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis]”.

Agricultura, Pecuária e Abastecimento

O ministro Wagner Rossi, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, respondeu ao questionamento do jornalista Roberto Fernandes, da rádio Mirante AM, destacando o apoio do Governo do presidente Lula á Agricultura Familiar. Na opinião dele o pequeno agricultor vive uma nova realidade.

- O pequeno produtor tinha vergonha de passar em frente ao banco, porque nunca foi admitido pelo banco. Isto mudou radicalmente. O presidente Lula criou o Pronaf, um programa específico para a agricultura familiar. E a produção do babaçu não é diferente as outras culturas tidas como de subsistência nesse país - admitiu.

O ministro reconhece que a produção agrícola do Maranhão tem conquistado avanços e reconhecimento no País, nos últimos anos. Em se tratando do babaçu, ele se comprometeu em verificar porque os programas do Governo Federal direcionados para a produção do setor não têm chegado ao Maranhão. Ele disse que vai conversar a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) e levantar uma discussão no sentido de oferecer apoio ao que já existe de concreto na produção do babaçu no estado.